Por que usar a caixa para argamassa e não a caixa d’água nas obras?

A caixa para argamassa é um equipamento de suma importância na Construção Civil. 

Afinal, ela é responsável pelo correto armazenamento e manejo de um dos materiais mais importantes para os processos no canteiro de obras. 

Entretanto, ainda é comum que seu uso seja substituído por caixas d’água. Muitos profissionais fazem isso por acreditar que estão reduzindo custos, mas a verdade é que essa prática pode gerar problemas e aumentar os riscos de prejuízos.

Então, quer entender melhor a importância da caixa para argamassa e por que ela deve ser priorizada em relação à caixa d’água? Neste artigo, vamos abordar os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o tema. Acompanhe. 

Para que serve a caixa para argamassa?

caixa de argamassa rotomoldada

Como você já deve saber, a argamassa é indispensável em qualquer construção. Afinal, ela é utilizada para regularizar superfícies, assentar tijolos e blocos, impermeabilizar paredes e fazer o acabamento de áreas importantes da obra. 

Por conta da sua relevância, é fundamental que o manejo da argamassa seja feito da maneira correta. 

Assim, para que não estrague e nem perca sua função, ela deve se manter separada do ar, ter uma lâmina d’água enquanto armazenada e não ser misturada com restos antigos do insumo.

A caixa para argamassa é desenvolvida especificamente para preservar as características e a integridade do material. Além disso, ela é pensada para atender as diferentes demandas do canteiro de obras.  

Esse produto possui espaço para uma lâmina d’água, que não deixa a massa endurecer. Além disso, é resistente às intempéries do ambiente construtivo, suporta pequenos impactos e pode ser colocada em bases sem nivelamento. 

Todas essas características garantem a integridade do recipiente, para que a massa não seja deformada. Além disso, a caixa para argamassa possui litragens específicas, que facilitam a medição do material despejado pelos caminhões betoneira. 

Por fim, o produto também pode servir para facilitar os deslocamentos do material dentro da construção. Para isso, há modelos equipados com estrutura metálica e ganchos, que simplificam sua colocação em equipamentos de deslocamento ou de içamento. 

Por que não devo utilizar a caixa d’água?

Enquanto a caixa para argamassa é voltada exclusivamente ao material de obra, as caixas d’água foram desenvolvidas apenas para armazenar água. Ou seja, por mais que o custo inicial seja um pouco menor, não vale a pena optar pela sua substituição. 

Como a argamassa é significativamente mais pesada que a água, a resistência da caixa improvisada é rapidamente comprometida. Com os danos e deformações na sua estrutura, o material também acaba sendo deformado e tendo sua litragem prejudicada. 

Somado a isso, ao contrário da caixa para argamassa, a caixa d’água exige uma superfície plana e totalmente nivelada para que não tenha danos estruturais. Isso é incompatível com os terrenos das construções que quase sempre são acidentados. 

Além da menor durabilidade e das chances maiores de estragos ao material, a caixa d’água não é feita para atender outras demandas específicas do canteiro de obras. Ou seja, suas litragens não são equivalentes àquelas praticadas tradicionalmente no setor construtivo. 

No mesmo sentido, a improvisação não inclui suportes e ganchos acoplados à estrutura da caixa. Como se não bastasse a armazenagem inadequada, a caixa d’água só se limita a essa função, não podendo ser transportada e nem içada. 

Qual a melhor caixa de argamassa para a minha obra?

Os modelos de caixa para argamassa da UP Equipamentos estão entre os melhores e mais flexíveis do mercado. Disponíveis em tamanhos e capacidades variadas, eles podem ser usados como masseira, bacia ou caixote para armazenar o material estabilizado. 

Fabricados pela Tecnotri, nossos produtos são rotomoldados. Isso garante mais leveza, facilidade no manuseio e melhor padrão de higienização. Eles também são mais seguros e minimizam gastos de manutenção, pois são monobloco e não têm emendas, soldas ou pregos.

Outro diferencial está na resistência e durabilidade. Isso porque a caixa para argamassa UP suporta todas as demandas do canteiro de obras, sem sofrer danos sob pequenos impactos, variações de temperatura e intempéries como chuva ou sol intensos. 

Ainda, sua longa vida útil garante um excelente custo-benefício na aquisição. Ela é reforçada porque o plástico rotomoldado também resiste a mudanças térmicas de + 60º C a – 40º C e a agentes químicos. 

Você ainda tem a opção de adquirir modelos com estruturas metálicas ou ganchos, para movimentá-los de maneira segura e prática por meio de gruas, guindastes de torre ou mesmo carrinhos manuais. 

Quer mais eficiência, segurança e economia na sua obra? Então adquira a sua caixa para argamassa com a UP Equipamentos! Baixe nosso catálogo e explore todos os diferenciais dos nossos produtos.

catálogo de equipamentos para indústria - cta

Gostou deste post?

5/5

Compartilhe

Shopping Basket