Se você tem uma loja de ferragens e materiais de construção, deve concordar que, enquanto a competitividade cresce entre as empresas do varejo, precisa de alternativas para conquistar e fidelizar mais clientes.
Afinal, se trata de um setor com mais de 136 mil comércios espalhados por todo o Brasil (segundo dados divulgados pelo Mundo do Marketing), que exige diferenciação e muita qualidade para os negócios que desejam crescer e potencializar seus lucros.
Junto dessa alta concorrência, o nível de exigência dos consumidores também está cada vez maior. Afinal, hoje as pessoas têm acesso a milhares de ofertas, produtos e informações online nas palmas de suas mãos.
Diante disso, como lidar com tantos desafios e vender mais na minha loja de ferragens? A boa notícia é que existem práticas para superá-los e que fazem toda a diferença para destacar o seu comércio dos demais. Conheça as principais delas neste artigo!
Quais as melhores práticas para ampliar as vendas da minha loja de ferragens?
Para lhe ajudar a superar a concorrência e ampliar as vendas da sua loja de ferragens e materiais de construção, resumimos as boas práticas que todo negócio bem-sucedido da área deve priorizar em 5 dicas. São elas:
1. Capriche no atendimento
Com tantas empresas disponíveis, os consumidores dão preferência àquelas onde são bem atendidos. Por isso, preze por um atendimento claro, atencioso e cordial. Esse é um cuidado que fideliza clientes e os faz recomendar sua loja para outras pessoas.
Também é importante que os atendentes conheçam bem seu mix de produtos. Afinal, muitos compradores vão à loja de ferragens esperando auxílio, pois não conhecem muito bem as diferenças entre as marcas. Boas orientações contam pontos em termos de fidelização.
2. Treine a equipe de vendas da sua loja de ferragens
Por falar em um bom atendimento, isso exige uma equipe qualificada. Portanto, vale a pena investir em treinamentos para os seus colaboradores. Afinal, o custo-benefício é muito vantajoso em comparação à qualidade que isso agrega à sua loja.
As ações variam de acordo com os pontos fortes e fracos do seu time. Assim, elas podem incluir seminários sobre técnicas de vendas e de atendimento, treinamentos específicos das marcas que você vende, palestras com vendedores experientes, e assim por diante.
3. Exponha os produtos corretamente
Locais bagunçados passam uma má impressão aos clientes. Por isso, preze por uma exposição harmoniosa dos produtos, organizando-os de acordo com suas categorias, investindo em gôndolas personalizadas e até utilizando os materiais de divulgação dos fornecedores.
Também posicione mercadorias de conveniência em pontos quentes da loja de ferragens, como na entrada ou perto do caixa. Isso estimula compras por impulso, já que os clientes tendem a fazer aquisições menores associadas às mercadorias que procuram.
4. Utilize canais complementares online
Como citamos, a conveniência se tornou prioridade para os consumidores por conta da internet. Por isso, é fundamental estar presente nos canais digitais que eles utilizam. Essa é uma forma de ampliar o contato da sua marca e divulgar conteúdo para estimular novas compras.
Por isso, vale a pena criar perfis em Redes Sociais para divulgar seus produtos, investir em anúncios pagos para que suas ofertas cheguem a mais clientes, compartilhar informações via WhatsApp e até considerar ampliar os canais de vendas em e-commerces ou marketplaces.
5. Tenha produtos de qualidade e com preços competitivos
Não adianta adotar todas as práticas citadas até aqui, caso a qualidade dos seus produtos não agrade os clientes. Além disso, o preço é sempre um fator que pesa na decisão de compra, então priorize fornecedores que consigam praticar valores competitivos para sua margem.
A UP Equipamentos oferece as soluções que mais se destacam nos setores de loja de ferragens e materiais de construção. Além disso, prestamos suporte completo e preços diferenciados aos nossos representantes.
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