Você possui mercadorias paradas no seu estoque de ferragens? Como em qualquer segmento do comércio, esse é um problema que impacta diretamente na saúde financeira dos empreendedores do ramo ferragista.
Afinal, todo produto deve ter um giro saudável para que o equilíbrio do fluxo de caixa não seja comprometido. Do contrário, você deixa de obter retorno sobre os investimentos que fez nos itens. Além disso, eles ainda passam a ocupar espaço e gerar gastos no armazém.
Cientes sobre a importância dessa questão para o crescimento da sua empresa, criamos este artigo com as melhores práticas para evitar que as unidades do seu estoque de ferragens fiquem estagnadas. Acompanhe e aproveite nossas dicas em prol do seu negócio!
Como evitar produtos parados no estoque de ferragens?
As mercadorias acumuladas nas prateleiras são sinônimo de dinheiro parado. Por isso, é imprescindível estimular as suas vendas, para abrir espaço para novos produtos no seu inventário e estimular os lucros da sua empresa. Veja as ações mais recomendadas:
Estude o mercado e seu público
Antes de adquirir os produtos do seu estoque de ferragens, você deve conhecer os padrões do mercado em que atua. Isso porque, há itens que vendem mais que os outros, que são influenciados pela sazonalidade ou até que são mais populares em determinadas regiões.
Com atenção aos padrões do seu segmento e do seu público consumidor, você garante mais alinhamento para as quantidades que adquire. Basicamente, o foco é alinhar o volume de compras de cada mercadoria ao seu potencial de saída.
Faça a gestão do estoque de ferragens
Além de entender o mercado e seus clientes, você precisa monitorar o seu próprio estoque de ferragens. Trata-se da melhor maneira de entender quais são os itens que mais vendem pela sua empresa e quais podem ser comprados em menores quantidades dos fornecedores.
Portanto, mantenha o controle de inventário sempre em dia e leve-o em consideração na hora de planejar as suas aquisições. Dessa maneira, também fica mais fácil controlar custos, fazer previsões de receitas e promover ações para incentivar a saída de itens parados.
Realize promoções de itens parados
Por falar nas ações que estimulam a venda de produtos parados, não deixe de realizar promoções periodicamente. Elas são muito úteis para se livrar dos itens que eventualmente ficam estagnados nas prateleiras. Ainda, elas ajudam a conquistar e fidelizar novos clientes.
Ao conhecer o seu mercado e os padrões do seu estoque, você pode aproveitar as principais datas promocionais do mercado, criar cupons de descontos, combos de mercadorias, entre outras medidas para estimular as vendas e manter seu giro sempre equilibrado.
Preze por bons fornecedores
Por fim, preze sempre por fornecedores de qualidade. Boas parcerias oferecem experiência e comprometimento para auxiliar você no planejamento das aquisições. Além disso, as melhores empresas são flexíveis para negociar trocas e devoluções de possíveis itens parados.
Se você preza pela qualidade e rotatividade do seu estoque de ferragens, conheça as soluções da UP Equipamentos. Nós trabalhamos com o que há de melhor em rodízios, arames, paleteiras, empilhadeiras e muito mais.
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