A Importância do Controle Tecnológico do Concreto

O concreto é o material construtivo mais utilizado no mundo e possui uma grande função de responsabilidade na construção civil. Por esse motivo, devemos nos atentar a sua composição e é necessário que ele passe por uma série de testes que assegurem a sua resistência e durabilidade.

O concreto é produzido a partir da mistura de cimento, água e agregados (brita e areia) e a escolha desses materiais e o seu correto manuseio são fatores que afetam diretamente no comportamento do material após a obra estar finalizada. Para garantir uma dosagem correta e uma ótima qualidade do concreto existem métodos de Controle Tecnológico do Concreto.

 

O Slump Test, ou teste de abatimento do concreto, é um meio rápido de definir as características do concreto fresco momentos antes de sua aplicação, fazendo parte do controle tecnológico.

 

O Controle Tecnológico do Concreto tem como finalidade realizar ensaios e verificar se os materiais utilizados para a elaboração do mesmo atendem as suas respectivas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Entre essas normas, estão regras de preparo, controle, recebimento e aceitação do concreto. O acompanhamento do concreto em todas as suas etapas – produção, transporte, lançamento e execução da peça concretada – é muito importante para garantir o desempenho da estrutura e evitar patologias que possam comprometer sua vida útil e causar diversos impasses na construção civil. Entre as principais deformações estão: Rachaduras; Trincas; Fissuras; Corrosões de armadura; Carbonatação; Lixiviação; etc.

Sendo assim, o Controle Tecnológico do Concreto é um processo essencial em toda a obra, e aliado a um bom projeto e uma boa execução, proporciona segurança e qualidade ao projeto, reduz gastos desnecessários e evita retrabalhos. O resultado é a entrega de uma obra durável e satisfação do cliente!

Gostou deste post?

5/5

Compartilhe

Shopping Basket