Cuidados na construção civil em tempos de corona vírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a covid-19 SARS-CoV-2, popularmente conhecido como Corona Vírus, se manifesta de diferentes formas de pessoa para pessoa, podendo ir de casos de infecções assintomáticas, até a casos de problemas respiratórios mais graves.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que aproximadamente 80% dos pacientes com a doença não apresenta nenhum sintoma e quase 20% dos infectados precisam de intervenção hospitalar, pela grande dificuldade para respirar, dentre estes, 5% pode precisar de suporte ventilatório para auxiliar na respiração.
Os principais sintomas do corona vírus são: Febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldades para respirar. Em alguns casos extremos a doença pode apresentar as características semelhantes a uma pneumonia severa. A transmissão acontece ao entrar com contato com a saliva, tosse/espirro, de uma pessoa infectada, ou ao tocar em superfícies contaminadas com o vírus.
Algumas cidades entraram em quarentena e fecharam boa parte de seus setores econômicos, em especial o comércio, no entanto, na maioria das localidades a construção civil continua a todo vapor. Para que a doença não se propague, existem alguns cuidados necessários, em especial nos canteiros de obras. Confira as nossas dicas:
1. Utilize toalhas de papel nos banheiros e tenha sempre sabonete líquido disponível em todos eles;
2. Distribua álcool gel em vários pontos do canteiro de obras. Coloque lenços de papel nesses pontos para que os funcionários os utilizem para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar.
3. Mantenha os corrimãos, maçanetas e demais superfícies de uso comum e frequente sempre desinfetados. Para esta higienização, utilize produtos de limpeza, como sabão ou álcool 70%. Passar um pano seco ou usar apenas água não é efetivo contra o vírus.
4. Deixe sempre limpa todas as áreas de grande fluxo de funcionários, como os banheiros e refeitórios. É importante também higienizar os leitores de biometria e catracas.
5. Mantenha todos os EPIs, ferramentas e equipamentos sempre bem higienizados. Especialmente os de uso comum, que devem ser desinfetados com álcool 70% quando for passado de um funcionário a outro.
6. Disponibilize máscaras,luvas e óculos de proteção aos trabalhadores e dê a eles orientações sobre a utilização desses equipamentos.
7. Instrua seus funcionários a procurar ajuda médica caso o mesmo tenha qualquer suspeita de ter contraído o Corona Vírus. Se o médico recomendar, o trabalhador deve permanecer em casa até o resultado do diagnóstico. Esse período deverá ser considerado como falta justificada, de acordo com a Lei 13.979/2020, sem causar nenhum dano ao trabalhador.
8. Se possível, reduza o número de pessoas no escritório (o mais recomendado é colocar toda a equipe em home office) e no canteiro de obras para evitar aglomerações. Ao afastar as pessoas do local de trabalho, dê preferência aos funcionários que tenham direito a férias, maiores de 60 anos, mulheres grávidas, portadores de doenças crônicas e demais pessoas do grupo de risco.
9. No canteiro de obras, limite o número de pessoas trafegando nos elevadores fechados ao mesmo tempo (no máximo 2), e nas cremalheiras (no máximo 4).
10. Crie mais intervalos para almoço, ao invés de deixar a equipe inteira aglomerada no refeitório, organize as refeições em horários alternados.
11. Também é válido orientar os trabalhadores que se vacinem contra o sarampo e a gripe comum.
12. Em momentos assim, informação é fundamental. Coloque cartazes em lugares de destaque com orientações sobre a prevenção da doença, envie vídeos e mensagens via whatsapp com dicas de como se prevenir do vírus, higiene e esteja sempre aberto para que seus funcionários possam ir até você se sentirem algum dos sintomas do Corona Vírus.
Como reconhecer os sintomas de Corona Vírus nos seus funcionários:
Além dos sintomas mais comuns, como febre (à partir de 37,3º), tosse (seca ou com secreção), dor de garganta e falta de ar, existem outros sintomas que podem estar relacionados com o corona vírus: cansaço, coriza, náuseas, dor de cabeça, vômito e diarreia.
Funcionários que apresentem febre ou sintomas, devem ser afastados até que se possa descartar a possibilidade de estarem infectados com Corona Vírus, para que a saúde dos demais não seja colocada em risco.
A epidemia do Corona Vírus irá passar em breve, e para quem não pode parar, é importante tomar os devidos cuidados e precauções no ambiente de trabalho, e se possível, ficar em casa o máximo que puder, para garantir a sua segurança, de seus colegas e familiares.
A qualquer suspeita de Corona Vírus, entre em contato com Tele-SUS, o chat criado pelo Ministério da Saúde para verificar se os seus sintomas são compatíveis com os da doença.

Gostou deste post?

5/5

Compartilhe

Shopping Basket