Como fazer o descarte correto de resíduos da construção civil

Quando o assunto é sobre os setores que mais geram emprego e movimentam o mercado de trabalho é impossível não pensar nas construtoras. No entanto, este ramo enfrenta um problema, a grande produção de lixo e resíduos da construção civil.

Mas o que são resíduos da construção civil?

Entulhos são restos de demolição da construção civil e vem sendo um problema das construtoras e dos órgãos públicos. Os órgãos ambientais fazem a fiscalização para a correta destinação destes resíduos de construção civil.

O excesso de entulhos é um grande problema nas cidades, de acordo com a Associação Brasileira Para Reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (Abrecon), nosso país produz cerca de 84 milhões de m³ de resíduos de construção civil.

É preciso saber gerenciar com muito cuidado os materiais de construção e os entulhos, para evitar desperdícios e o aumento da produção de lixo.

Conheça a Legislação sobre o descarte correto dos resíduos da construção civil.

Algumas construtoras deixam os entulhos terrenos baldios, vias públicas, às margens de rios e córregos, aterros e lixões. Para combater e fiscalizar esse tipo de prática incorreta de descarte, existem algumas leis e normas para determinar como se deve proceder ao se livrar de resíduos da construção civil.

De acordo com a resolução 307/2002, do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, que versa sobre as regras de descarte de resíduos provenientes da construção civil, e a Lei 12.305/2010, que afirma a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A legislação atribui que os geradores, transportadores, e a administração municipal a responsabilidade sobre os resíduos da construção civil.

Cada cidade deve ter o seu próprio Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, onde ele apresente as áreas para descarte adequado dos resíduos, indicar os trâmites para licenciamento das áreas que irão receber esse tipo de material, e fazer campanhas de incentivo a reciclagem e sobre a redução na produção de entulhos e lixo vindos da construção civil.

Os municípios que não estiverem em acordo com a Lei, podem perder verbas e repasses do Governo Federal.

A construtora é responsável em fazer planos de gerenciamento de resíduos nas suas obras, diminuir a geração de entulho, evitar o desperdício de materiais, reutilizar, reciclar o máximo possível e quando for necessário, descartar da forma correta e dentro dos padrões previstos na Legislação.

As transportadoras e empresas de caçamba também tem a responsabilidade de destinar os resíduos nos locais corretos, sendo para a reciclagem ou aterros de lixo.

Dentre os perigos de fazer o descarte de resíduos de forma errada, estão o assoreamento e poluição dos rios, enchentes, contaminação do solo, proliferação de insetos e demais pragas que causam doenças, e a principal causa, o crescente volume de lixo gerado pelo setor da construção civil.

Diferença entre: Resíduo da Construção de Demolição (RDC) e Resíduo da Construção Civil (RCC)

RDC é gerado na demolição de prédios, casas e pontes, o que sobra dessas demolições são apenas fragmentos de materiais de construção, pedaços de tijolos, concreto, madeira e afins. RCC é o resto de material que sobra ou é danificado durante as construções.
Os resíduos de construção civil são divididos em 4 classes:
A – São os resíduos recicláveis. Exemplo: Blocos, telhas, tijolos, placas de revestimento, tubos, argamassa, meios-fios, concreto e afins.
B – Resíduos recicláveis para utilização em outros fins. Exemplo: Papel, plástico, papelão, vidro, gesso e metais.
C – Resíduos que ainda não possuem tecnologia para realizar seu reaproveitamento.
D – Resíduos perigosos, geralmente químicos como tintas e solventes.
Como reciclar/reaproveitar os resíduos da construção civil?
Qual o destino dos resíduos da construção civil?
Tudo o que resta da construção civil deve ser reciclado ou reutilizado ao máximo possível, especialmente quando se trata de telhas, blocos, azulejos e telas.
O restante deve ser enviado para aterros sanitários próprios para o descarte este tipo de material. Tome cuidado com restos de produtos químicos inflamáveis, como galões de tinta e solventes, que devem ser enviados a lugares apropriados para o seu descarte.
Por que reciclar e reaproveitar os entulhos?
Existe uma estimativa de que 50% dos recursos naturais consumidos no mundo seja utilizado pela construção civil. Em grandes cidades, a produção de entulhos nas construções pode alcançar o dobro da produção de lixo urbano.
Para que as construtoras possam cumprir com o seu dever em relação à preservação meio ambiente é possível gerenciar os resíduos através do PGRCC – Programa de Gestão de Resíduos da Construção Civil. Confira os benefícios de reciclar resíduos:
Preserva a natureza
Minimiza a extração de minerais
Diminui o desmatamento em áreas que possuem pedreiras
Poupa água potável
Impede o descarte de entulho em rios e lagos
Aumento na geração de emprego e renda para pessoas com poucos recursos
Menor emissão de gases de efeito estufa gerados pela construção civil, setor responsável por 1/3 dos gases enviados a atmosfera do planeta, fazendo o ramo ser visto como uma das áreas mais poluentes.
Cuidados com os resíduos a serem reciclados:
1. Garanta que os resíduos a serem reaproveitados estejam o mais limpo possível.
2. Entulhos como asfalto, amianto, gesso e afins, prejudicam o processo nos britadores, então separe antes de iniciar o processo.
3. É fundamental descartar os entulhos da forma indicada, verifique se no seu município existe algum ponto de coleta deste tipo de lixo.
Como reciclar resíduos da construção civil
O processo de reciclagem é feito por meio de equipamentos e instalações de baixo custo, o processo pode ser feito na própria obra, evitando gastos com logísticas. As etapas da reciclagem são: triagem, trituração, e a classificação dos materiais.

São reciclados os resíduos de construção civil de Classe A. O primeiro passo para o processo é a coleta dos resíduos. Uma ferramenta que facilita muito processo é o duto coletor de entulho.

Este dispositivo dispensa o uso de elevadores para baixar os resíduos, finalizando o trabalho com mais velocidade, segurança e aumentando a produtividade dos funcionários que terão apenas que passar o entulho pela entrada do tubo sem precisar usar o elevador.

O duto condutor de entulho conta com ganchos e correntes, eles são presos uns aos e presos ao suporte através dos ganchos e correntes. O material é maleável, durável e resiste aos raios UV.

Após a coleta é chegada a hora da trituração dos resíduos de construção civil, para que após a granulagem seja definido o destino deste material. Dependendo do tamanho da fração que sobrou após esta etapa, o produto é classificado como brita, pedrisco, areia, é comercializado como matéria prima secundária.
Outro destino para o resíduo de construção civil é transformá-lo em matéria-prima para fabricação de produtos de base, como blocos, britas ou tijolos.

Se está pensando em qual a melhor forma de descartar os resíduos de construção civil, clique aqui e conheça nossos produtos.

Fonte: portalresiduossolidos.com/reciclagem-de-residuos-solidos-da-construcao-civil

Gostou deste post?

5/5

Compartilhe

Shopping Basket