Use a tecnologia para aumentar a produtividade na construção civil

Com inovações tecnológicas, você pode aumentar produtividade e garantir a competitividade de sua empresa no setor.

As novidades do mundo digital podem ser grandes aliadas de qualquer empresa na contemporaneidade, ainda mais quando o objetivo é oferecer o máximo em produtividade. Os pequenos negócios no ramo de construção civil podem aproveitar esse universo.

Nesse setor, onde as pressões para cumprir prazos são constantes, a tecnologia auxilia na prestação dos serviços e garante maior competitividade. Além disso, pode ser considerada diferencial na hora de conquistar a confiança de um novo cliente.

Atrasos, mão de obra com baixa qualificação, falta de planejamento e até mesmo contratempos relacionados à falta de segurança de trabalho podem ser evitados com investimentos em tecnologia.

As vantagens do uso

Além dos aparelhos móveis e da internet, presentes no dia a dia, máquinas modernas, materiais inovadores e o investimento em capacitação são alguns aliados para ter equipe mais produtiva e sanar problemas que costumam ser desafios para empresários dessa área.

Eles reduzem o tempo de trabalho e oferecem resultados mais satisfatórios, adequando-se às regras de qualidade, aliadas a um bom custo-benefício.

Isso proporciona serviço mais rápido, eficiente e econômico, o que é vantajoso tanto para a empresa prestadora de serviços como para o contratante.

No entanto, é importante lembrar que os funcionários devem estar aptos ao manuseio de todas essas novidades que não param de chegar ao mercado.

Para isso, oferecer opções de cursos de formação a distância, por exemplo, é uma maneira de obter mão de obra qualificada com boa administração de tempo, já que nesse modelo os horários de aula são flexíveis.

Vantagens

  • Redução do tempo construtivo: a tecnologia reduz o atraso em obras, um dos principais problemas do setor.
  • Padronização das atividades: equipe trabalhando de maneira mais colaborativa e usando materiais que respeitem determinados critérios de qualidade.
  • Redução de desperdícios de materiais: maior controle sobre o estoque significa menos gasto com produtos desnecessários ou fora do padrão.
  • Diminuição de retrabalhos: produtos de qualidade e funcionários bem preparados comentem menos erros.

Fatores de impacto

As pequenas empresas que buscam destacar-se no mercado podem encontrar dificuldades para apostar em todas as variedades tecnológicas de uma vez. Cada uma auxilia a empresa em determinada área, respondendo por uma solução específica.

Nesse caso, o importante é direcionar as prioridades para investir em inovações que atendam e melhorem o serviço ofertado, aumentando a produtividade.

Para isso, é necessário conhecer anteriormente os seis principais fatores que impactam a produtividade na obra:

  • Capacitação e treinamento da mão de obra: o aumento na produtividade se dá principalmente por meio de funcionários bem capacitados, que criem vínculo com a empresa.
  • Retrabalho: mão de obra de qualidade significa um trabalho bem-feito, que não precisará ser alterado, reduzindo desperdícios e adequando-se aos prazos de conclusão dos serviços.
  • Matéria-prima: o controle sobre o uso de material padronizado evita a perda de tempo com produtos de qualidade inferior ou com a espera para que refaçam o estoque do que foi utilizado inicialmente.
  • Layout do canteiro de obras: o espaço de trabalho deve ser muito bem planejado, facilitando e agilizando a circulação de trabalhadores e máquinas, além de oferecer local adequado para o armazenamento dos materiais a serem utilizados.
  • Segurança do trabalho: uma empresa que oferece todas as garantias para um trabalho seguro terá menos prejuízos com funcionários que se machuquem e precisem ser afastados do trabalho, situação que poderia gerar atrasos nas obras.
  • Planejamento e controle de obras: obras bem planejadas não passam por problemas como falta ou desperdício de materiais, atrasos ou erros que comprometam os trabalhos.

Principais tecnologias

Após identificar qual a maior urgência para melhorar a produtividade em seu empreendimento, o empresário deve conhecer as diversas tecnologias disponíveis para o setor da construção civil e planejar os investimentos em busca de modernização, que será seu diferencial no mercado.

  • Materiais: terras soldadas, monoforte, lajes mistas, painéis de EPS e microncreto de alto desempenho são algumas alternativas de materiais modernos e econômicos, que oferecem maior qualidade e praticidade para o trabalho.
  • Aparelhos digitais: o uso de smartphones, computadores e tablets permite organizar melhor informações referentes à obra, com possibilidades de edição de maneira mais prática e em qualquer lugar, o que torna o trabalho menos burocrático.
  • Máquinas automatizadas: realizam trabalhos com mais rapidez e eficiência, desde que haja um funcionário bem capacitado para manuseá-la.

————————————-
Matéria original publicada em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/use-a-tecnologia-para-aumentar-a-produtividade-n…

Gostou deste post?

5/5

Compartilhe

Shopping Basket