A Argamassa Estabilizada na Construção Civil

A argamassa é a alma de qualquer construção civil. É o que dá sustentação à obra, pois é o conteúdo em si. Mas existem algumas evoluções no meio do trajeto deste importante componente. Uma delas é a invenção de uma nova tecnologia trazida na década de 70: a argamassa estabilizada.

A argamassa estabilizada, assim como a tradicional, possui os componentes necessários para a estrutura de prédios, casas e quaisquer outras construções.  Composta por cimento, cal, areia e água, vem úmida e pronta para a utilização. Assim, garante a otimização de tempo, pois não é necessário uma alta demanda de mão de obra braçal para sua produção, gera uma maior organização, limpeza no local da produção e traz praticidade por sua maleabilidade – uma vez que são adicionados aditivos que a mantém assim, trabalhável, não prejudicando de forma alguma as propriedades do seu estado sólido.

Podendo ser utilizada em assentamentos, rebocos, sacadas, soleiras, marquises, rejunte de telhas, enchimento de tubulações, impermeabilização de locais inundáveis e regularização de pisos, a argamassa estabilizada é um ingrediente indispensável para quem quer agilidade e maior rapidez em sua obra. Com sua agilidade e praticidade no manuseio, ela torna-se muito mais viável do que a argamassa tradicional, onde são necessários diversos procedimentos que demandam um maior espaço de tempo.

 

Ao utilizar este recurso, é garantido o melhor acabamento da obra pela homogeneidade em sua estrutura. Além disso, traz facilidade em seu transporte, na carga e descarga. E para quem quer enxugar os gastos, é a melhor opção, pois além de eliminar gastos com mais pedreiros para produzir a argamassa, dispensa a necessidade de tomadas e eletricidade na obra, já que vem pronta para o uso.

A UP Equipametos tem presença marcada neste ramo também, por ser uma das principais fornecedoras de caixas para armazenamento de argamassa estabilizada na obra, com versões de 47, 200, 380, 500 e 1000 litros, configuradas para movimentação em guindaste de torre ou gruas, carrinhos manuais ou elevadores.  As caixas podem ser reutilizadas por mais vezes do que as caixas convencionais, devido à sua resistência e durabilidade, o que elimina gastos com caixas novas e a reduz o tempo nos canteiros de obras. Também deve-se destacar o peso do plástico e sua flexibilidade e versatilidade de uso, com cores que identificam o fornecedor da argamassa. A argamassa pode ser utilizada até 72 horas após sua preparação e a caixa da UP Equipamentos traz esta vantagem.

 

Vantagens na utilização de Caixas Plásticas para armazenagem de Argamassa Estabilizada

– A caixa é produzida a partir de polietileno virgem, dessa forma, não há absorção de líquidos da argamassa, mantendo a uniformidade e homogeneidade, além de ampliar a vida útil da argamassa.

– Controle da quantidade do material entregue, pois auxilia na mensuração da cubagem, ajudando a medir a quantidade, evitando erros de volume de material.

 

– Elimina a central de preparo da argamassa e espaço para estocagem de materiais

– Facilidade de descarga e movimentação na obra, pois é um material leve, flexível e alta durabilidade;

– Não é necessário ter na obra instalações de água e eletricidade, pois não é necessária a utilização de equipamentos para o preparo da argamassa;

–  Diminuição de ruídos na obra;

– Redução de custo, pois elimina a necessidade de compra, aluguel ou manutenção de equipamentos de mistura, e também mão de obra para operá-los;

– Maior limpeza e organização do canteiro de obras;

– Material uniforme pronto para a aplicação;

– Maior durabilidade da argamassa;

– Maior produtividade;

– A argamassa pode ser utilizada até a última hora de serviço do dia. No início do dia seguinte, poderá ser utilizado o restante da argamassa do dia anterior, pois a mesma estará em condições desde que o prazo de validade não tenha vencido;

– Redução de perda de material que ocorre geralmente no preparo e distribuição da argamassa;

– Não é necessária a adição de água;

– Dispensa utilização de sacarias;

– Melhor homogeneidade resultando em melhor acabamento;

–  Menor permeabilidade;

–  Menor taxa de exudação:

–  Não se faz necessário ter na obra, tomada d`água e eletricidade para instalar equipamentos;

–  Maior rendimento do trabalho, por que evita parada da obra para o preparo da mesma;

–  Maior precisão do custo da argamassa;

–  Menor esforço do pedreiro o que conseqüentemente reduz o risco de problemas laborais;

–  Retira do pedreiro a responsabilidade da fabricação.

Quais são os contras ao utilizar Caixa de Madeira ou Caixas de Metal para armazenar a Argamassa Estabilizada??

– Madeira:

– Absorve o liquido da argamassa, ressecando o material, diminuindo a vida útil da argamassa;

– A caixa de madeira é pesada;

– Dificuldade na movimentação;

– Baixa Resistencia e durabilidade limitada

– Mão de obra para montar a caixa

– Possíveis vazamentos, perda de material;

Caixas Metálicas

– Possível reação com a argamassa, facilitando oxidação;

– A caixa metálica é pesada;

– Dificuldade na movimentação e transporte;

 

– baixa vida útil;

Gostou deste post?

5/5

Compartilhe

Shopping Basket