Há 25 anos na construção civil, trabalhador cria canal de vídeos e faz sucesso na web

Vídeos onde Josias Rodrigues compartilha conhecimentos do canteiro de obras têm em média 5 milhões de visualizações. ‘O pedreiro precisa valorizar a sua profissão’, diz o morador de Paraguaçu Paulista.

Depois de 25 anos trabalhando na construção civil, Josias Rodrigues, de 38 anos, resolveu que queria fazer mais. Mesmo com pouca experiência na produção de vídeos, o morador de Paragauaçu Paulista resolveu criar um canal no YouTube para compartilhar seus “macetes” dentro do canteiro de obras.

Isso foi há dois anos e meio. Josias começou gravando com o celular no seu dia a dia de trabalho, nas obras que gerencia na sua empresa.

“A minha ideia era mostrar como a construção civil funciona na prática. Ensinar o passo a passo mesmo”, conta. No entanto, Josias precisou enfrentar algumas dificuldades ao longo do processo até seu canal chegar ao nível que está atualmente, com 380 mil inscritos.

 

“No começo, quase não tinha visualizações. Mas, aos poucos, fui adaptando a linguagem técnica para uma mais simples e, assim, ganhando cada vez mais seguidores”, conta o trabalhador.

 

Para Josias, a linguagem simples ajuda a alcançar o trabalhador que, de fato, está no canteiro de obras todos os dias. Além de também contribuir para que pessoas que não são do ramo possam aprender com o conteúdo.

“É a linguagem do canteiro de obras. É a linguagem do pedreiro. Não estou interessado em usar termos técnicos, só quero passar o conhecimento que tenho para que outros profissionais possam melhorar cada dia mais”, relata.

Novo segmento

O YouTube tem, atualmente, mais de um bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da Internet no mundo todo. Dentro da plataforma, há vídeos sobre conteúdos dos mais diversos.

Para Josias, os vídeos de construção ainda estão ganhando espaço aos poucos, mas, a expectativa para o futuro é que o segmento cresça cada vez mais. Atualmente, os vídeos do canal têm mais de 5 milhões de acessos todo mês.

“Vídeos desse tipo estão virando uma febre dentro do YouTube. Meu canal já está com 384 mil seguidores. Isso é muita coisa. Mas, acho que ainda é um nicho a ser explorado e tem muito potencial para crescer cada vez mais”, comenta Josias.

Atualmente, a meta de Josias Rodrigues é fazer com que o canal alcance 500 mil inscritos até o final do ano. Mas, mais do que isso, o objetivo é levar conhecimento para mais pessoas. “Os números são só uma consequência. O que importa mesmo é ajudar as pessoas”, conta.

“Pedreiro tem valor”

 

Para o youtuber, o canteiro de obras faz parte do dia a dia há mais de 25 anos e, por fazer parte desse setor, reconhece que, um dos principais problemas é a desvalorização do profissional. Segundo Josias, o problema já ocorre há tanto tempo que os trabalhadores acabam desvalorizando o próprio serviço.

 

“O pedreiro precisa deixar de ser ‘informal’. Ele é um profissional e tem tanto valor quanto qualquer outro”, diz.

 

Recentemente, Josias começou a cursar arquitetura, com o objetivo de aumentar ainda mais os conhecimentos da área. Perto de se formar, ele reforça ainda mais a necessidade do trabalhador procurar a capacitação.

Com os vídeos, ele pretende, de um jeito simples e didático, fazer com que estes profissionais se valorizem mais, para que possam aprimorar seu trabalho e gerar um retorno positivo.

“Procuro mostrar o passo a passo mesmo. Explicar como faz, qual é o processo e todas as etapas envolvidas. Com isso, posso ajudar os profissionais da área e também pessoas que contratam esse tipo de serviço. Assim, elas podem monitorar o processo e serão capazes de identificar qualquer erro”, relata.

 

Reconhecimento

 

O trabalho duro desses quase três anos fez com que o canal crescesse e desse a Josias oportunidades que ele jamais imaginara. “Tive a oportunidade de ir para a Expo Revestir, que é um dos maiores eventos da América Latina dedicado ao setor de arquitetura e construção”, conta.

Além das oportunidades, o youtuber recebeu uma placa em comemoração à quando atingiu o número de 100 mil inscritos no canal.

https://www.youtube.com/user/pastorjosiaspta/featured

Gostou deste post?

5/5

Compartilhe

Shopping Basket